Você sabe exatamente o quanto de faturamento você gera com seus envios de E-mails Marketing?
Se ao menos 20% do seu faturamento não vem da sua base de e-mails, é sinal que alguma coisa na sua operação está errada e precisa de ajustes.
Frequência de envios, qualidade dos e-mails, segmentação, tudo isso deve ser levado em conta para você ter um bom desempenho de e-mail marketing no seu e-commerce.
É muito comum (o que não deveria) às empresas efetuarem disparos em massa, para todas a sua base de e-mails esperando que isso gere algum resultado, porém, isso não é bom nem para você, nem para o seu cliente.
Você certamente tem todo tipo de leads na sua base, os de newsletter, os que tem cadastro e não compraram, os que compraram uma vez, e também o seu melhor público, os clientes que compraram de você seguidamente.
Agora não faz tanto sentido enviar e-mails para quem nunca comprou e para quem compra sempre de você, correto?
Vamos ao assunto!
Segmente sua base
Vimos acima que nivelar os seus leads e clientes por uma grande lista pode ser um erro muito grande nos resultados dos e-mails do seu e-commerce, agora vou te explicar um pouco mais sobre segmentações.
Leads de carrinho abandonado
Geralmente quando uma pessoa faz cadastro na sua loja e não finaliza a compra, ela deixa algum produto no carrinho e o abandona. Você pode usar isso ao seu favor, enviando a ela um cupom de desconto, ou alguma promoção que motive ela a terminar a compra em seu site. Existem ferramentas para carrinhos abandonados, que fazem isso automaticamente.
Isso não tem diretamente a ver com disparos para grandes listas, mas enviar um e-mail de carrinho abandonado pode aumentar e muito seu faturamento por e-mail.
OBS: Segundo o Cartstack, 71% dos visitantes adicionam produtos ao carrinho e saem sem finalizar a compra, ou seja, para cada R$3.000,00 que você vende, outros R$7.000,00 ficam em carrinhos abandonados.
Quem comprou de você uma única vez
Se você foca na experiência do seu usuário, uma boa estratégia é vender para quem já comprou de você. Dependendo do seu nicho de e-commerce, você pode deixar e-mails programados para lembrar seu cliente de comprar novamente.
Porém, se você não vende produtos que possam ter recorrência na compra, você pode sugerir itens relacionados a aquele que o seu cliente comprou, itens adicionais e pode mostrar versões recentes do produto.
Os seus melhores clientes
Dentre todos os seus clientes existem os melhores clientes, como os clientes que compram maior valor, e os que mantém uma boa recorrência.
Para estes você pode enviar condições especiais e até mesmo, na tão aguardada Black Friday, abrir a promo para eles uma semana antes, ou alguns dias antes para que eles possam aproveitar antes de todo mundo.
Eles são diferenciados e você deve trata-los desta maneira.
Segmentação por interesse
Faz sentido para você enviar um e-mail vendendo churrasqueiras para alguém que compra celulares de você uma vez por ano ou a cada dois anos? Parece tentador, por que existem produtos que você sabe que o seu cliente pode usar no dia a dia, mas um conselho que posso te dar: Foca no interesse que ele já demonstrou, e deixe qualquer “achismo” para outro dia.
Se ele compra eletrônicos, envie para ele sugestões de eletrônicos. Aplique esse exemplo a sua realidade!
É tão óbvio, que eu costumo ouvir isso de diversos profissionais de e-commerce, mas quando eu pergunto se eles aplicam isso nos seus e-mails, a resposta na maioria das vezes é “Ainda não”.
Aqui é um ponto chave para você aumentar as conversões por e-mail.
Mantenha sua base de e-mails atualizada
Manter uma base de e-mails limpa é uma das chaves de sucesso para os resultados do e-mail marketing.
Efetuar disparos para endereço de e-mails que não existem mais prejudicam muito a suas campanhas, inclusive, dependendo do tamanho da sua base e da frequência de disparos podem colocar o seu domínio em uma “blacklist de spammers” e para sair dessa lista, é muito difícil e complicado.
Como enviar e-mails em conformidade com a LGPD
Com a LGPD entrando em vigor obrigatoriamente você deverá conhecer profundamente a sua base de leads. Se um lead se cadastrou para receber Newsletter, você deverá usar os dados do lead somente para envio de Newsletter. Para você enviar e-mail de vendas, obrigatoriamente o seu lead deverá ter autorizado previamente o envio.
Esta parte do nosso post sobre Segmentações de E-mail Marketing para E-commerce não tem qualquer intenção de fornecer consulta jurídica, e tem apenas caráter informativo, para maiores informações sobre como a LGPD irá impactar o seu negócio, consulte um advogado.