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No mundo digital de hoje, onde o e-commerce se tornou um canal muito forte de apoio do varejo (e não só dele), criar uma experiência de usuário (UX) excepcional não é apenas uma vantagem competitiva – é uma necessidade. Trabalhando alguns anos com Growth para E-commerce, tenho observado uma tendência clara: sites que oferecem uma experiência de usuário superior não apenas atraem mais clientes, mas também os retêm.

Abaixo, compartilho as melhores práticas de UX que são fundamentais para impulsionar o crescimento do seu e-commerce.

1. Velocidade de carregamento:

Na minha visão é o primeiro ponto, a paciência dos usuários é limitada. Uma loja que carrega rapidamente mantém os usuários engajados desde o início. Use ferramentas (Pagespeed, GTMetrix) para analisar e melhorar a velocidade do seu site. Olhe para isso com seriedade, faça testes e otimize pensando nos diversos dispositivos e tecnologias existentes.

2. Navegação clara e intuitiva:

Uma boa navegação guia o usuário sem esforço através do seu site, tornando a busca por produtos uma experiência simples e agradável. Pense em menus bem estruturados, busca inteligente e uma trilha de navegação clara.

3. Design responsivo:

Com o crescente uso de dispositivos móveis, garantir que seu site ofereça uma ótima experiência em qualquer dispositivo é crucial. Um design responsivo adapta seu conteúdo para proporcionar leitura e navegação otimizadas em uma ampla gama de dispositivos.

4. Processo de checkout simplificado:

Um processo de checkout complexo é um convite ao abandono do carrinho. Simplifique ao máximo, peça apenas as informações necessárias e ofereça diversas opções de pagamento.

5. Transparência nos preços e custos de envio:

Ninguém gosta de surpresas desagradáveis no checkout. Seja transparente sobre todos os custos desde o início para construir confiança e reduzir a taxa de abandono do carrinho. (Fui fazer uma compra ontem em um e-commerce, tive uma surpresa, e daí que surgiu a ideia de escrever o artigo)

6. Apresentação atraente dos produtos:

Utilize fotos de alta qualidade e descrições detalhadas para seus produtos. Incluir avaliações e opiniões de clientes pode aumentar significativamente a confiança no produto e incentivar a compra.

7. Filtragem e ordenação eficientes:

Permitir que os usuários filtrem e ordenem produtos facilmente melhora muito a experiência de compra, e os ajuda a encontrar exatamente o que procuram, evitando frustração.

8. Suporte ao cliente acessível:

Ofereça múltiplas formas de suporte ao cliente, como chat ao vivo, whatsapp, e-mail e telefone, e torne-as facilmente acessíveis para garantir que os usuários possam obter ajuda quando necessário.

Adotar essas práticas de UX não só aprimora a experiência do usuário, mas também impulsiona a performance de um e-commerce ao aumentar as conversões e a fidelidade do cliente. Lembre, a chave para um e-commerce de sucesso é uma abordagem centrada no usuário, pense sempre primeiro no usuário. Teste, otimize e sempre esteja atento às necessidades e feedbacks de quem visita a loja virtual para continuar crescendo.

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